terça-feira, 3 de agosto de 2010

Esforçando-me para ficar de pé, até abraçá-lo.

Bem, num dia destes em que sempre fazemos indagações e avaliamos nossas próprias respostas, me perguntava sobre servir ou não servir a Deus? Quase plagiando Hamlet. Ser ou não ser, eis a questão? (risos)

Já ouvi histórias de homens de Deus que fizeram por várias vezes esta mesma pergunta.
E não vou negar que não foi a primeira vez que me fiz também.
Mas em meio a esta indagação pedi ao amigo Espírito Santo que dirigisse meus pensamentos.
Enquanto começava a meditar, veio a minha mente um cântico da década de 80 do grupo Logos.
Pra quem não conhece um grupo de louvor muito abençoado e que meu pai quando vivo, amava escutar e eu por tabela sabia todas as letras. Good Times!!!

Tenho certeza que foi o Espírito de Deus quem me trouxe a memória tal louvor, e que me fez compartilhar estas palavras com vocês que agora lêem.

O louvor continha as seguintes palavras iniciais:

“Quem tem posto a mão no arado, não pode mais olhar pra trás.
  Pois quem no arado põe a mão, trabalho certo e perto. Tem serviço e profissão.”

Pra quem era criança e tinham pais cristãos, com certeza já ouviram estas palavras cantadas do Pr. Paulo César, dono de uma voz marcante.
Na mesma hora também lembrei, do texto menciona tais palavras e tenha inspirado este louvor.

A pesquisa me levou a Lucas 9:62; que diz:

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Gostaria que você leitor gastasse ao menos um tempo na leitura desta artigo e ministração.
Agora que começamos a leitura é bom ao menos escrarecer o que é um arado.

Significado de Arado

s.m. Ferramenta agrícola usada no preparo da terra que vai ser plantada. ; O arado escava, corta e revolve o solo para afrouxá-lo. A maior parte dos alimentos do homem vem de plantações feitas em campos arados e dos animais, os quais se alimentaram dessas plantações. Dicionário Aurélio Online.



Muitos ainda utilizam animais para puxar o arado, mas com o advento da tecnologia, isso tem se tornado cada vez mais difícil de ver. De qualquer forma o homem ainda tem que direcionar as grandes máquinas.
Mesmo que o animal fizesse a maior parte do esforço o homem tinha que estar direcionando o arado. O que não o impedia de ferir os dedos, sujar os pés, sentir o calor do sol e como conseqüência dar valor ao trabalho que trazia sustento à família.

Nós podemos buscar várias interpretações para Lucas 9:62.
Mas gostaria de dividir com você leitor o que Deus está falando comigo enquanto escrevo.
Digo que esta palavra se aplica diretamente a mim, tendo em vista, o momento que vivo atualmente. Mas sei que assim como eu, também muitos podem ser edificados pelo que Deus me deu.
Pra quem tiver se questionado como eu, espero que estas palavras sirvam não só de alerta, mas também de encorajamento, renovo e consolo. Sei que muitos vão indagar com relação ao contexto. Mas o que você vai ler está dentro de todo o capitulo 9 de Lucas.

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Distinção

A primeira visão que tenho neste versículo é a condição que Jesus coloca. Ele diz:

Ninguém... Ninguém aqui significa: Nenhuma pessoa! Sem exceção! Todos!
Não existe distinção para quem começar um trabalho. Todos devem terminá-lo. É a condição!

Desisão

A continuação da frase declara: que lança mão...
Estas 3 palavras juntas querem dizer: Aquele que se dispõe! Que se compromete! Que se abilita!

Vou exemplificar:
Digamos que você deseja fazer uma viagem. Pense num lugar!
Bem, hoje temos várias formas de se chegar a este lugar.

• Transporte Aéreo, Naval, Viário, Espacial...(puxa...viajei agora...fui longe!!!)

Nós temos todas estas opções para nos locomover.
Nesse raciocínio você "fará" uma pequena viagem de avião comigo.
Qual seriam as primeiras coisas que você me pediria? O que você iria priorizar?

• Bom preço na passagem (lógico!), menor tempo de viagem, e a certeza da segurança, para chegar são e salvo , ao lugar de destino. Certo?

Na maioria das empresas aéreas, a segurança está em primeiro lugar. E elas vendem isso como item primário em comerciais. Mas é você quem decide, em qual delas vai viajar.

Quem se abilita e decide somos eu e você. Nós é quem colocamos a nossa vida em check!
Quando compramos uma passagem aérea em uma dessas empresas implicitamente dizemos:
Entrego a vocês a minha vida. Confio em vocês.
É o mesmo que dizer: minha segurança está em suas mãos. E quero chegar ao meu objetivo.

Desistência

Uma outra caracteristica que vemos nesta mensagem de Cristo é a resalva. Ele diz:

E olha para trás... Olhar para trás aqui, é como se no meio do vôo a 3 mil pés de altitude, você disse-se ao piloto da aeronave.

“-Hey...Piloto, por favor abra a porta quero voltar!!” kkkk... que louco isso seria!!!

Bem, a não ser que você seja um milionário, você fará viagens coletivas, seja em aviões, trens e etc.
E mesmo que tenha muito dinheiro sempre haverá alguém ao seu lado que te servirá, pilotará o meio de transporte, te servirá uma bebida, entre outros...
Essa decisão de tentar sair do avião em pleno vôo seria terrivel. Caso você conseguisse abrir a porta do avião, você teria colocado a vida de todos em risco.
A mais de 3 mil pés de altitude o ar é rarefeito. Se a porta fosse aberta por você, pessoas inocentes e com um desejo diferente do seu naquele momento, poderiam morrer. E no melhor das situações, viver com sequelas emocionais e fisicas.
O que eu quero dizer com tudo isso?
Quero dizer que suas decisões implicarão em consequencias para outros.
Piores ou menos piores. Excelentes ou menos excelentes.
Agora imaginemos uma decisão como essa, em nossa caminhada com Deus..
Fomos nós que nos dispomos a colocar a mão no arado.
Ele fez o convite, mas nós assumimos e dividimos a resposabilidade da viagem.
Foi assim com Abraão, que largou toda a sua vida e seguiu a voz de Deus. Naquele momento, ele decidiu assumir aquela responsabilidade. Imaginemos se Abraão tivesse dito a Deus. Aê Deus...valeu mesmo por ter me acompanhado até aqui. Vamos parar por aqui, pois já estou cansado, velho e já fazem anos que o Senhor me disse que me mostraria a terra. Como até agora não rolou, vou ficar por aqui mesmo.
Abraço e tchau!!!
O que seriamos de nós hoje? Claro, de certo você está pensando: Deus levantaria outro.
Mas a promessa que Deus fez a Abraão foi única. Deus daria um jeito eu sei... até porque nada foge do controle do Senhor. Mas imagine se Deus agisse dessa maneira conosco?


Prêmio

No final do versículo 62 de Lucas 9, Jesus determida um fim pra quem não completar a carreira.
Jesus sem meias palavras declarou que quem olhasse para trás não herdaria o reino de Deus.

Apocalipse 3:5 diz:

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Ainda em Apocalipse 3:12 diz:

A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Vencer é o mesmo que:

Ir até o fim! Chegar na frente! Não desistir! NÃO OLHAR PARA TRÁS!

Para encerrarmos quero fazer duas perguntas.
Primeiro: Você já viu alguém ou alguma coisa que É deixar de SER? Com certeza sim!
Mas isso não é via de regra.

Você sabe porque Jesus disse É apto, e não ESTÁ apto para o reino de Deus?

Vou tentar explicar:
A água não muda seu estado, até que sofra uma intervenção física, natural ou não.
A base continua sendo H2o , mas ela perdeu sua essência.
Para que algo perca sua essência é necessário sofrer mutação e/ou uma mistura.

Com a água aquecida e um sachê ela pode se transformar num um saboroso chá de menta.
Com o frio e o suco de alguma fruta ela pode se transformar em um delicioso picolé.

Vai aqui um alerta!!! Cuidado!!

Circunstâncias irão tentar alterar sua essência.

• Frio (Frieza e acusações)
• Calor (problemas “insoluveis”)
• Temperos (lixo do mundo)

Todas estas coisas vão tentar alterar sua essência. E algumas vezes infelizmente vão conseguir.
Mas existe um sangue, poderoso que tem o poder de purificar, destilar, santificar. Trazer ao estado inicial. Esse sangue é o sangue de Jesus.
Por isso, assim como as misericórdias do Senhor, se renovam a cada manhã.
Assim também, suas forças em Deus são renovadas.
Nossa essência é santa em Cristo Jesus. Ele nos comprou e nos fez denovo.
Ele nos faz novas criaturas a cada manhã, mediante ao arrependimento e no poder do seu nome.
A promessas de Deus ainda estão de pé para minha e sua vida.
Deus já sabia que iriamos sentir cansaço e nos questionariamos a cerca dessas coisas.
Você é escolhido para uma boa obra. Dói mas é linda!!!

Dentre os muitos versículos que poderia deixar, coloco  estes abaixo:

1 Coríntios 15:58
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

Salmos 119:38
Confirma a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu temor.

Paz pelo Amado de nossas almas.

Mario José do Nascimento.
Servo do Senhor.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante a palavra mano.
    Tenho pensado sobre algumas coisas que você escreveu. Realmente vidas dependem da resposta que daremos ao nosso chamado.
    Que o Espírito Santo possa ministrar ao teu coração!

    ResponderExcluir
  2. amei mario,muito bom uma forma de nos fortalecer mais na presença de DEUS,POIS TENHO PENSANDO EM ALGUMAS QUE VOCÊ ESCREVEU,ESSE BLOG E MAIS UMA FORÇA PRA QUEM QUER VOLTAR A TRÁS,PRA TA COMEÇANDO TA MUITO BOM PARABÉNS,QUE O ESPIRITO SANTO VENHA MINISTRA CADA VEZ MAIS AO TEU CORAÇÃO ....

    ResponderExcluir